Jornal Correio Braziliense

Economia

Setor de serviços recua 1% em junho e cresce 0,6% no semestre, diz IBGE

A retração de 1,0% do volume de serviços observada na passagem de maio para junho de 2019 foi acompanhada por todas as cinco atividades

O setor de serviços recuou 1% em junho no Brasil, em comparação com o mês anterior. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na manhã desta sexta-feira (9/8), o volume cresceu 0,6% no acumulado do primeiro semestre, o que representa uma perda de dinamismo ao mesmo período do ano anterior.

Já o acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,1% em maio para 0,7% em junho de 2019, voltou a assinalar perda de ritmo de crescimento, segundo o IBGE. A retração de 1,0% do volume de serviços observada na passagem de maio para junho de 2019 foi acompanhada por todas as cinco atividades, com destaque para o ramo de serviços de informação e comunicação (-2,6%).

Os demais recuos vieram dos setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%), de outros serviços (-2,3%), de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%) e de serviços prestados às famílias (-0,2%).