Jornal Correio Braziliense

Economia

Profissionais digitais são cobiçados pelas empresas

Necessidade de reinventar o modelo de negócio cria oportunidades no mercado de trabalho. Segundo estudo da consultoria Talenses, 88% das organizações precisam de especialistas na área



São Paulo ; Empresas constituídas antes do surgimento da internet enfrentam um grande desafio. Muitas regras que orientavam o avanço dos negócios na era pré-digital não se aplicam mais ao mundo atual. A boa notícia é que há um caminho possível para que as companhias se adaptem aos novos tempos: a transformação digital.

Apesar de a expressão ser bastante utilizada, há muita confusão a respeito do que é, de fato, ;transformação digital;. Para as empresas, não significa apenas digitalizar sistemas e processos. Trata-se principalmente de ações em que as companhias fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

A boa notícia é que as empresas estão atentas a essa transformação. Segundo o estudo inédito Paradigma Digital, realizado pela consultoria de recrutamento executivo Talenses em parceria com a Digital House, hub de educação para a formação de profissionais de alta performance para o mercado, 88% das companhias pesquisadas admitem que precisam de profissionais da área para se tornar mais competitivas.

;Vivemos um momento de grande transformação no mercado de trabalho;, diz Luiz Valente, CEO da Talenses Group. ;As empresas estão sendo obrigadas a se reinventar e acompanhar o surgimento de novos cenários a cada ano. A transformação digital é um dos principais fatores que levam as organizações a repensar o modo como conduzem seus negócios.;

Carlos Alberto Julio, presidente da Digital House, afirma que as empresas já começaram a entender a importância dessa mudança, mas o caminho a trilhar ainda é muito maior do que aquele já percorrido. ;Para ser bem-sucedido na nova economia, é preciso estar aberto ao aprendizado contínuo;, avalia.

A pesquisa revela, ainda, uma fotografia da organização digital das empresas brasileiras e as perspectivas de contratação dos cada vez mais cobiçados profissionais digitais. Carlos Alberto acrescenta que o estudo reforça o aumento da preocupação das corporações, assim como a crescente demanda por talentos digitais qualificados. A pesquisa foi feita com 102 empresas, no segundo trimestre de 2019. A maioria das participantes tem grande porte, acima de 500 funcionários, e sede no Sudeste do Brasil.

Os resultados são reveladores. Segundo o estudo, 92% das empresas do comércio buscam profissionais digitais, à frente da indústria (91%) e serviços (85%). Enquanto isso, a infraestrutura é o setor mais avançado digitalmente, apresentando nível satisfatório de digitalização entre 57% das empresas pesquisadas.

No ranking dos profissionais digitais mais requisitados estão analistas de dados, analistas de marketing digital e cientistas de dados. ;A habilidade de coletar, organizar, analisar e concluir informações estratégicas baseadas em dados é a grande vantagem competitiva das empresas hoje em dia;, afirma Luiz Valente, da Talenses. ;Os profissionais que desenvolverem essas habilidades sairão na frente.;





Perfil
A pesquisa também identificou o perfil procurado pelas grandes empresas. Segundo o estudo, o profissional digital deve ser inovador, estar aberto para o aprendizado contínuo e ter ampla facilidade de adaptação. Ao analisar o tema, Valente lembra que essas características não se referem apenas ao mercado digital. Afinal, segundo ele, ;competências comportamentais são necessárias para profissionais de qualquer nível hierárquico;.

Apesar do crescimento de vagas voltadas aos profissionais digitais em vários setores, a pesquisa constata que muitas empresas não oferecem treinamento interno nem bolsas de estudo para o desenvolvimento dos profissionais. No setor de comércio, 50% delas proporcionam treinamento para o desenvolvimento do profissional digital. Na indústria, apenas 29% oferecem capacitação, enquanto no setor de serviços o índice é de 39%.

A carência de profissionais especializados no universo digital não é um problema exclusivamente brasileiro. Pesquisa recente realizada pela Microsoft revelou que as empresas têm se preocupado cada vez mais com o uso da Internet das Coisas (IoT). Entre as participantes do estudo, 88% acreditam que a IoT se tornará essencial para o sucesso da companhia e 94% alegam que vão utilizar a tecnologia dentro dos próximos dois anos. Em relação às áreas de aplicação, as mais afetadas são operações, produtividade dos empregados, segurança e logística.

O levantamento, porém, mostrou o outro lado da moeda: há uma série de obstáculos para a adoção em massa da IoT por parte das empresas. Capital humano capacitado foi um problema relatado por metade das companhias pesquisadas. A complexidade foi descrita como desafio para 38%, enquanto falta de recursos para investir na tecnologia foi citada por 29%, e 28% ainda não acharam aplicações adequadas dentro de seus negócios.

O estudo mostrou que a questão da segurança é quase uma unanimidade: 97% das empresas participantes do levantamento disseram que essa é uma preocupação relevante. O levantamento foi realizado com 3 mil líderes da área de tecnologia de companhias dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Japão e China.