Angelo comentou sobre os novos bancos que vêm surgindo nos últimos anos e diz que é preciso ;abrir a mente; para que esses novos modelos se estabeleçam, porém ele adverte, ;Isso exige uma regulação proporcional ao tamanho do banco mas se ele crescer ele vai ter a mesma regulação dos grandes bancos;.
O especialista em concorrência bancária disse que a concorrência vinha aumentando de 2005 a 2006, porém, com a crise em 2014 ela piorou pois muitos bancos tiveram que sair do mercado mas que a tendência é melhorar pois muitos novos estão entrando no mercado, e uma boa parte deles baseados no modelo digital.
Sobre como vai ficar a concorrência entre os bancos com esses novos juros anunciados pelo Banco Central, Angelo explica que os bancos inicialmente, transferem essa queda nos juros mas o spread bancário se mantém. ;Existem algumas contas no Banco Central que mostram que para cada percentual na Selic, baixa um e meio nos juros dos bancos. Logicamente ajuda, porém, você tem que comprimir o spread;, afirma o chefe do departamento.