;O serviço solicitado está temporariamente indisponível. Está sobrecarregado ou em manutenção. Por favor, tente mais tarde;, informa mensagem, em inglês, a quem tenta consultar o site da Avianca Brasil. Da mesma forma, frustra-se quem tenta o contato telefônico com a companhia aérea. O número 0800 286 6543 não está mais disponível e dá sinal de ocupado a qualquer hora que se tente contato.
Os clientes da Avianca encontram essa situação de abandono desde a última segunda-feira. A companhia deixou de operar em maio e o telefone e o site eram os únicos meios para que os passageiros pedissem o reembolso por voos atrasados ou não realizados.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por fiscalizar a atividade aérea no Brasil, informou que o não atendimento aos passageiros é uma infração, não só para o órgão regulador, mas também do ponto de vista dos órgãos de defesa do consumidor.
Em junho, já havia sido divulgada, no site da agência, a interrupção do atendimento da companhia aérea aos passageiros na plataforma consumidor.gov.br, que serve como ferramenta para o monitoramento e fiscalização do atendimento das empresas aéreas aos passageiros. As companhias aéreas também são obrigadas, por regulamento, a prestar atendimento pela plataforma.
Medidas
Como a Avianca Brasil descontinuou seus voos e deixou de oferecer o atendimento pela plataforma, a Anac suspendeu seu Certificado de Operador Aéreo (COA) e já notificou os responsáveis pela empresa sobre os descumprimentos em relação ao atendimento aos passageiros e pela ausência de informações que deveriam estar sendo prestadas ao órgão regulador. ;A Anac continua interpelando a empresa, tomando as medidas cabíveis no âmbito regulamentar da aviação civil, e acompanhando os desdobramentos da recuperação judicial;, informou, por meio de nota. O Procon de São Paulo, cidade-sede da Avianca Brasil, foi procurado, mas até o fechamento da edição não informou se tomaria alguma providência. (PP)
Enquanto isso...
...Fora do Brasil, holding tenta seguir
Enquanto a subsidiária brasileira (que começou a operar com o nome de Oceanair) vê seu fim mais próximo, a Avianca Holdings S.A. tenta descolar as outras operações dos problemas no mercado nacional e começou a fazer uma campanha nas redes sociais para divulgar outro braço de negócio, o que é responsável pelas operações internacionais, por meio da Avianca Airlines. Em postagem paga, publicou no Instagram que a ;Avianca Airlines continua voando por você; e informou alguns dos destinos oferecidos, como Estados Unidos. Além de uma subsidiária no Brasil, a Avianca Holdings tem participação em empresas que operam no Peru, Colômbia, Panamá, Equador, Costa Rica e Bahamas, segundo informações publicadas no site. Com a imagem deteriorada no maior mercado aéreo da América do Sul, a companhia tenta proteger esses outros negócios. (PP)