Jornal Correio Braziliense

Economia

Dias Toffoli determina que Petrobras abasteça navios iranianos

Embarcações estão paradas no Porto de Paranaguá, sem combustível. Estatal de petróleo teme sofrer retaliações dos Estados Unidos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou, na noite de quarta-feira (24/7), que a Petrobras abasteça navios iranianos que estão ancorados no Porto de Paranaguá, no Paraná. A estatal de petróleo se recusou a mandar o combustível temendo retaliações dos Estados Unidos.

A Petrobras alega que as empresas responsáveis pelas embarcações estão na lista das que sofrem sanções do governo norte-americano. A companhia informou que ela mesmo poderia ser alvo de sanções caso abastecesse.

[SAIBAMAIS]Os navios estão carregados com 50 toneladas de milho, que devem ser levados ao país persa. Além disso, devem ser carregados com mais 60 toneladas. A carga está avaliada em R$ 100 milhões.

De acordo com Toffoli, a empresa brasileira Eleva Química, responsável pelas embarcações, não sofre sanções e não existe motivo para impedir o abastecimento. Ainda de acordo com o ministro, os EUA não aplicarão sanções ao Brasil por conta do abastecimento ter sido realizado por força de decisão judicial.

Irã e Estados Unidos protagonizam a troca de ameaças e ações hostis no Oriente Médio. O conflito ganhou força quando os iranianos derrubaram um drone de vigilância dos norte-americanos.

Em seguida, além das interceptações de navios no Estreito de Ormuz, um drone do Irã também teria sido derrubado na região. O presidente Donald Trump retirou seu país do acordo nuclear, então o Irã decidiu ultrapassar os níveis permitidos de enriquecimento de urânio, material usado na fabricação de armas nucleares.