A isenção de vistos para mercados estratégicos, anunciada em março, já gera resultados positivos. Nos Estados Unidos, o aumento foi de 53% no número de viagens confirmadas para junho e 97% para julho, se comparadas ao mesmo período do ano passado. Já no Canadá, o crescimento foi de 86% para junho, 54% para julho e impressionantes 135% para agosto. ;Os números mostram que a isenção de vistos para países estratégicos é uma medida acertada, que gera emprego e renda no Brasil;, declarou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em encontro com jornalistas na última semana, antes de se licenciar para tratar de assuntos pessoais. ;Chegou a hora de o país desatar os nós e aproveitar todo o seu potencial turístico.;
Para o presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, os resultados não são estimativas, mas sim reservas já fechadas, que vão gerar impacto positivo na economia nacional nos próximos meses. O Ministério do Turismo e a Embratur preparam uma grande campanha de divulgação sobre a isenção de vistos nos quatro países beneficiados ; Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. O objetivo é potencializar ainda mais a procura desses turistas internacionais pelo Brasil como destino turístico. O trabalho envolve ações digitais, de relações-públicas e de publicidade, com o objetivo de reforçar a divulgação da medida nos países beneficiados. A expectativa é de que a medida permita ao Brasil atingir a marca anual de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022, contra os atuais 6,6 milhões, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.