O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou ontem, no Diário Oficial da União, o edital com os detalhes do concurso de admissão à carreira de diplomata. A seleção será realizada pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). São 20 vagas na classe inicial do terceiro secretário ; 15 de livre concorrência, quatro para candidatos negros e uma, para os com deficiência.
Após aprovados, os candidatos ingressarão no Curso de Formação de Diplomatas do IRBr, cuja conclusão constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro. A remuneração inicial do cargo é de R$ 19.199.
Os interessados poderão se inscrever pelo site da banca a partir das 8h de 17 de julho até as 23h59 de 12 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 208 e estarão isentos candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), for membro de família de baixa renda ou doador de medula óssea.
O estudante de pós-graduação Luiz Antonio Arantes, 28 anos, estuda há um ano e meio para a prova. ;Minhas expectativas são altas porque a banca mudou. O número de fases diminuiu, antes tinham múltiplas fases e, agora, são só duas. Quero ver como isso vai refletir na prova,; disse.
Os candidatos serão avaliados por duas fases. Na primeira, haverá prova objetiva, constituída de questões do tipo certo ou errado de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito e direito internacional público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte.
Para a segunda, estão previstas provas escritas de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
A primeira fase será realizada nas 27 capitais brasileiras, na data provável de 8 de setembro. Já a segunda ocorrerá nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira. (VO e MT)