São Paulo - Com um faturamento de R$ 174,843 bilhões ao ano, ou seja, 2,6% do PIB do país, as franquias tem sido opção cada vez mais procurada pelos empreendedores, que buscam nelas uma forma de realizar o sonho de ter o próprio negócio. Franquias de alimentação, investimentos em tecnologia e a diversidade do franqueado são tendências no mundo dos negócios de quem decide optar por esse tipo de investimento.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), organizadora a ABF Franchising Expo, que ocorre esta semana em São Paulo com mais de 60 mil visitantes, o perfil do franqueado médio varia entre visitantes da feira e buscas no site, mas se concentra, em maior parte, em idades mais elevadas. O interesse no franchising abrange um público mais velho: em 2018, 42,65% das pessoas tem de 25 a 34 anos, seguido por 29,81% de pessoas com idades de 35 a 44 anos.
Apesar de uma presença feminina tida como ;tímida; na feira (cerca de 37% dos visitantes são mulheres), a procura por franquias se faz mais expressiva no público feminino (51,31%). Katiane Cordi, 37, ficou sabendo do ramo por meio da experiência positiva com franquias de vestuário de sua colega, e agora está a procura de um empreendimento para chamar de seu. ;Estou procurando por franquias na área de vestuário. Fiquei sabendo da feira por meio de uma amiga. Quero encontrar a minha primeira franquia,; conta.
De acordo com o presidente da ABF, André Friedheim, a diversidade no perfil dos franqueados se dá por se tratar de um setor de investimento democrático. ;É um ambiente democrático. Temos jovens, pessoas mais velhas, mulheres, pessoas que perderam o emprego na crise, administradores e também multi franqueados,; explica.
Setor alimentício em foco
O setor alimentício sai na frente na procura dos franqueados: representa 31,3% do percentual das buscas. As franquias de food service tiveram um crescimento de 7% em relação a 2017, saltando de R$ 42,816 bilhões para R$ 45,827 bilhões; um valor que representa 26,2% do faturamento total do franchising brasileiro no período.
Destas, o número de empresas que procuram investir em serviços de delivery é alto. Cerca de 78% das marcas pesquisadas pretendem investir em tecnologias de serviços delivery em 2019, ante 66% no ano passado.
Para isso, a tecnologia também vem despontando nos desejos dos investidores das marcas. Um percentual de 47% das marcas pesquisadas pretendem investir em equipamentos como tablets para menu em 2019 contra 21% no ano passado. Quiosques e terminais eletrônicos de atendimento vêm em segundo lugar. Enquanto 17% das redes destinaram recursos para estes itens ano passado, 41% delas pretendem fazer o mesmo em 2019.
O empresário Lucas Laurino, 50 anos, viu na feira de franquias uma oportunidade para incrementar o seu negócio. ;Eu tenho um supermercado. Vim procurar algo que se encaixe, não necessariamente na área de alimentação, porque isso para mim é o de menos. Quero algo que possa incluir na minha marca,; explica.
No Distrito Federal, a alimentação moveu 38,7% da participação em franquias, com 808 unidades abertas. O faturamento total com franquias de alimentação no DF no 1; trimestre foi de R$1,165 bilhões; um crescimento de 13,7% em relação ao ano passado (R$1,025 bi).
Serviço
28; ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte ; Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 ; Vila Guilherme ; São Paulo ; SP
Quando: de 26 a 29 de junho de 2019
Horário de Funcionamento:
> Quarta a Sexta 26 a 28/06 ; das 13h às 21h
> Sábado 29/06 ; das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.