Luiz Philippe Tassy*
postado em 11/06/2019 06:00
Uma pesquisa realizada pelo Google mostra que a procura pelo presente certo para o Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12/6), varia entre brasileiros. O levantamento avaliou o hábito e as diferenças no consumo entre os casados e namorados na data. A pesquisa contou com 400 entrevistados, além de dados de análises feitas sobre o comportamento dos brasileiros que pesquisam sobre a data no buscador.
Apesar de a data ser de comemoração dos namorados, os casados também pretendem abrir o bolso. Por terem mais tempo de relacionamento e conhecerem o gosto dos parceiros, eles acabam se planejando menos para data. Já os namorados, pesquisam mais e procuram diversificar nos presentes para não ter erro.
A maioria dos participantes da pesquisa, 52%, entre casados e namorados, disse que pretende presentear os companheiros na data. Quando são analisados só os casados, o número é de 49% e sobe para 57% no caso dos namorados.
O levantamento também constatou que 63% dos namorados começam a pesquisar 15 dias antes da data, e também utilizam de mais canais para procurar o presente certo. Esse número cai para 50% nos casados.
O namorados também acabam antecipando mais a compra: 38% deles compram o presente no próprio Dia dos Namorados ou na véspera; o número desce para 25% entre os namorados. Quanto ao número de presentes, os namorados são mais generosos: 52% pretendem comprar dois presentes ou mais, quando 60% dos casados planejam gastar apenas com um presente.
Na hora de abrir o bolso, os casados estão mais preparados, pretendendo gastar R$ 424 com o presente. O valor diminui para R$ 377 no orçamento dos namorados.
De acordo com Stephania Costa, líder de insights para o varejo do Google Brasil, o objetivo da pesquisa é ;entender a janela do consumidor pro dia dos namorados;, trazendo dados relevantes para o varejo.
Para Stephania, é necessário que o comerciante se prepare para o Dia Dos Namorados, considerada a sexta data comemorativa mais importante do calendário varejista brasileiro. ;É muito importante que o varejista esteja com seu site ou loja preparado para receber o cliente nesta data. Seja com promoções, conteúdos específicos para a comemoração ou vantagens consideráveis para o consumidor;, explica.
* Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca