Jornal Correio Braziliense

Economia

BRB tem a menor taxa



A expectativa é de aquecimento no setor imobiliário com a queda de juros nas diversas modalidades de crédito. Em 20 de maio, o Banco de Brasília (BRB) reduziu a taxa do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) de 8,1% para 7,7% e ; a menor oferecida no mercado ; e, na quinta-feira, foi a vez da Caixa Econômica Federal baixar para 8,5%. Com isso, a projeção é de que o faturamento do segmento dobre neste ano, quando comparado a 2018.

O vice-presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, que assumirá à Presidência da entidade em 26 de junho, acredita que com a redução dos juros mais pessoas poderão realizar o sonho da casa própria. A expectativa é de que haja incremento de venda de imóveis para a classe média, com valores mais altos. ;A simples redução dos juros aumenta a capacidade de pagamento das pessoas, enquanto que a equiparação do sistema SFH com o SFI faz com que ocorra uma redução significativa da taxa de imóveis de alta renda;, afirmou Aroeira.

A mudança nos juros do financiamento de imóveis, anunciada pela Caixa iguala as taxas do SFH ; para a compra de imóveis residenciais de até R$ 1,5 milhão ; e do Sistema Financeiro Imobiliário ; imóveis residenciais e comerciais sem limite de valor.

Pesquisa da Ademi-DF e do Sinduscon-DF mostra que os negócios no 1; trimestre de 2019 foram 54% maiores que a de 2018. ;Essa melhora no setor imobiliário cria condições para que se haja segurança para financiar apartamentos e empresas, já que o mercado está ativo e investindo;, afirmou Aroeira.

Na opinião do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8; Região do Distrito Federal (Creci/DF), Geraldo Nascimento, a queda nos juros anunciadas por dois importantes bancos deve diminuir a cautela dos interessados em investir na compra de imóvel. ;Pessoas que desejavam realizar o sonho da casa própria, mas estavam temerosas, pelo valor dos juros cobrados, devem repensar e realizar, assim, o sonho de toda família;, disse.

* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira