Abilio perto de sair da BRF
As negociações para a fusão dos frigoríficos Marfrig e BRF estão emperradas graças a um velho conhecido do conselho de administração da BRF: Abilio Diniz (foto). O empresário, ex-dono do Pão de Açúcar e sócio do Carrefour, está discordando da distribuição de poderes dentro da nova companhia. Segundo fontes ligadas às tratativas de fusão, Abilio tem sido o maior obstáculo para a concretização do negócio, que tem 90 dias para ser concluído. Ontem, diretores das duas companhias debatiam em grupos de WhatsApp uma informação bombástica: Abilio aproveitaria a fusão para sair de vez da BRF. Segundo um alto executivo da Marfrig, seria uma saída honrosa para Abilio, que colocaria um ponto final em casamento que nunca foi feliz. Abilio assumiu o Conselho da BRF em 2013 com o apoio dos fundos de pensão Previ e Petros, mas a indústria de proteína animal definitivamente não era seu forte. Em 2018, depois de a empresa amargar péssimos resultados, foi destituído do cargo.
Rapidinhas
; O número de renegociação de dívidas nunca cresceu tanto no país. Apenas no primeiro trimestre, o serviço de cobrança digital Negocia Fácil, uma das principais empresas desse segmento, fechou 454 mil acordos com clientes endividados, número 106% superior a igual período de 2018.
; O consumo de peixe está crescendo no Brasil. De acordo com o anuário Piscicultura 2019, a produção de tilápia, a espécie mais popular no país, avançou 12% no ano passado, para 400,2 toneladas. Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Bahia produzem 70% de toda a tilápia nacional.
; A transformação digital é quase unanimidade no mundo corporativo. Realizada pela CI, a pesquisa Business Impact Insights apontou que oito de cada 10 executivos a consideram um fator de impacto em seus mercados. Segundo o estudo, o que motiva uma empresa a iniciar um projeto de transformação digital é a melhoria de serviços e produtos.
; A Doctor Feet, maior rede especializada em cuidados para os pés, incluiu em seu plano de expansão para 2019 três municípios de Minas Gerais: Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora, com expectativa de inaugurar três lojas em cada localidade. O foco da empresa são os municípios da Região Sudeste com mais de 500 mil habitantes.
Consumidores entram na era da sustentabilidade
Você pagaria mais caro por produtos sustentáveis? Segundo estudo da consultoria Accenture, a maioria dos consumidores diz que sim. Apresentada durante o encontro anual do American Chemistry Council (ACC), a pesquisa mostrou que 83% das pessoas consideram importante ou extremamente importante comprar produtos reutilizáveis e 72% garantiram que adquirem hoje mais itens sustentáveis do que há cinco anos. O levantamento compilou respostas de 6 mil consumidores em 11 países.
Chilli Beans muda o foco
Conhecida por seus quiosques em shoppings e aeroportos, a rede de óculos de sol Chilli Beans, com 20 anos de mercado e faturamento de mais de R$ 650 milhões, estreou nesta semana sua primeira ótica, 100% voltada aos óculos de grau. A unidade, aberta em São Paulo, representa o primeiro passo na diversificação do portfólio. Segundo Caito Maia (foto), fundador da marca, a ideia é abrir mais três lojas nos próximos três meses e chegar a 10 até o final do ano.
Vai ter Copa na P
Algumas empresas não têm olhos apenas para o futebol masculino. A operação brasileira da americana Procter & Gamble, hoje conhecida por P, vai transmitir ao vivo para os funcionários a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada na França entre 7 de junho e 7 de julho. Segundo a empresa, o objetivo é incentivar a prática esportiva entre as mulheres e aproveitar a ocasião para valorizar a equidade de gênero.
"Toda marca precisa se reinventar para continuar relevante;
Karina Diniz, sócia-diretora da Drogaria Iguatemi
0,3%
foi quanto cresceu a produção industrial em abril na comparação com março, segundo o IBGE. Em relação a abril de 2018, houve baixa de 3,9%. O resultado reforça a sensação de que o Brasil enfrenta dificuldades para entrar em um ciclo consistente de crescimento econômico