Economia

BNDES participará como convidado da Iniciativa de mercado de capitais este ano

Informações foram dadas por Júlio Cesar Costa Pinto, diretor de Programa da Secretaria da Fazenda do Ministério da Economia

Agência Estado
postado em 03/06/2019 17:27

Informações foram dadas por Júlio Cesar Costa Pinto, diretor de Programa da Secretaria da Fazenda do Ministério da Economia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve participar apenas como convidado e não mais como membro do grupo de trabalho coordenado pelo Banco Central com um conjunto de ações para estimular o mercado de capitais brasileiro, segundo o diretor de Programa da Secretaria da Fazenda do Ministério da Economia, Júlio Cesar Costa Pinto.

[SAIBAMAIS]


A declaração foi dada em entrevista à imprensa após o lançamento da Iniciativa de Mercado de Capitais (IMK), no escritório do BC em São Paulo.

A IMK atuará no mesmo campo dos trabalhos realizados até o ano passado pelo extinto Grupo de Trabalho de Mercado de Capitais (GTMK), do qual o BNDES era membro permanente.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, disse que as primeiras medidas para estimular o mercado de capitais no curto prazo devem ser anunciadas já esta semana.

Entre as primeiras medidas, está a criação de um "sandbox regulatório", conforme o diretor, um comunicado conjunto sobre os princípios e subsequente publicação de regulação específica pelos reguladores integrantes da IMK.

Outras medidas incluem o aperfeiçoamento da regulação para melhor utilização de imóveis como colateral nas operações de crédito e permissão para a emissão de dívida local em moeda estrangeira por companhias não-financeiras. Neste último caso, as companhias já podem emitir debêntures em dólares, mas o governo quer retirar amarras que emperraram esse mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação