Jornal Correio Braziliense

Economia

EUA revisam para baixo crescimento do PIB no primeiro trimestre: 3,1%

Crescimento da maior economia do mundo ficou levemente abaixo do cálculo anterior, divulgado em abril, que apontava expansão de 3,2%

A maior economia do mundo revisou para baixo o crescimento no primeiro trimestre do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos fechou o período com alta de 3,1%, levemente menor do que o dado estimado em abril, de 3,2%.

Ainda sim, o índice foi maior que a expansão de 2,2% do último trimestre de 2018. E infinitamente melhor na comparação com a queda de 0,2% da atividade econômica brasileira.

Os dados norte-americanos apontam que o crescimento econômico daquele país acelerou no primeiro trimestre, mas há sinais de que o aumento temporário das exportações e do acúmulo de estoques já esteja diminuindo, com a produção das fábricas desacelerando.

Enquanto o governo norte-americano reduziu sua estimativa inicial para o investimento em estoques, o crescimento das exportações aumentou. Esses dois componentes voláteis foram os principais motores do aumento do PIB no início de 2019. Também houve uma revisão para cima do crescimento do consumo.

No entanto, os gastos do setor privado com equipamentos encolheram no último trimestre, enquanto o mercado imobiliário se mostrou mais fraco do que o projetado. Excluindo o comércio, os estoques e os gastos do governo, a economia cresceu 1,3%.