Economia

Mudança na reforma da Previdência é positiva para pequenas e microempresas

Na avaliação do diretor-técnico do Sebrae, a reforma vai restaurar a confiança dos consumidores e empresários na economia, com efeitos positivos para o ramo

postado em 30/05/2019 05:59
Bruno Quick: reforma vai gerar mais empregos

O diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruno Quick, acredita que a reforma da Previdência vai restaurar a confiança dos consumidores e dos empresários na economia, com efeitos positivos para as pequenas e microempresas, que estão gerando novos postos de trabalho, apesar da crise. Na avaliação dele, as mudanças nos regimes de pensões e de aposentadorias projetam maior segurança no futuro do país e podem provocar resultados imediatos, que seriam sentidos por meio da abertura de vagas tanto em pequenas cidades quanto nas capitais.

Segundo Quick, no primeiro trimestre deste ano, as pequenas empresas geraram 147 mil empregos. No mesmo período, as grandes companhias, devido aos ajustes operacionais, reduziram o número de vagas. Ele afirma, porém, que o cenário de incertezas sobre os rumos das finanças do país tem prejudicado a economia como um todo. ;O consumo das famílias no Brasil, que tem relação direta com o emprego, foi responsável por 63,9% da formação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017. Essa relação aumentou para 64,3% no ano passado. A queda na confiança, tanto do empresário quanto do consumidor e da pequena empresa, está cada vez maior, e precisamos fazer algo para frear isso;, diz. ;Como o consumo das famílias é responsável por 2/3 do PIB, o crescimento fica parado;, completa.

Para Carlos Melles, é preciso debater Previdência

Para ele, os benefícios da reforma da Previdência não se resumem aos empresários, mas repercutem em toda a cadeia produtiva. ;Os dados mostram que 98,5% das empresas brasileiras são de pequeno porte (microempresas) e 54% do estoque de carteiras assinadas estão nesse segmento. Ou seja, temos uma relação direta da confiança com o emprego;, enfatiza.

Envelhecimento

No entender do presidente do Sebrae, Carlos Melles, o maior problema dos países democráticos é debater a questão do envelhecimento. ;Traz a consequência da aposentadoria e da perda da força de trabalho;, afirma. Seja como for, ele acredita que a reforma da Previdência que está sendo proposta pelo governo será positiva, pois permitirá que o país entre nos eixos e a confiança dos agentes econômicos seja restabelecida.

Melles também ressalta a importância do microempreendedor individual (MEI), instituído há 10 anos. ;Essa talvez seja uma das oportunidades para o Brasil ser um dos países mais modernos do mundo. A figura do MEI talvez seja uma libertação áurea da lei trabalhista e de inclusão das pessoas;, diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação