As manifestações de domingo pró-governo animaram os investidores. Ontem, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), fechou aos 94.864 pontos, com alta de 1,32% e o dólar a R$ 4,03, com elevação de 0,47%. Com o fechamento das bolsas americanas e britânicas, devido a feriados locais ; Memorial Day e Bank Holiday, respectivamente ;, o resultado da B3 foi influenciado pelo cenário interno.
Segundo Renan Silva, economista da BlueMatrix Ativos, o otimismo na bolsa foi potencializado pelo resultado das manifestações que mostraram que a população está consciente da necessidade da reforma da Previdência. Todavia, a atividade ruim da economia brasileira desmotiva os investidores. ;Em curto prazo, ainda é momento de incerteza onde se dissipa a força do movimento de ontem;, disse.
Para Pablo Spyer, entretanto, a alta da bolsa foi muito mais resultado da alta do minério de ferro na China do que das manifestações de domingo. O minério bateu novo recorde de limite diário, teve ganho de 6% a 771 iuanes (U$ 111,86) por tonelada. ;Não houve aversão às manifestações. A alta do minério de ferro foi o que puxou;, disse.
Segundo o economista, as manifestações teriam afetado o mercado se tivessem influência na velocidade da aprovação da mudança nas regras de aposentadorias e pensões. ;O mercado está de olho no andamento da reforma;, completou.
Já o dólar, voltou a subir, após acumular queda de 2,07% na semana passada, seguindo a valorização da moeda americana no mercado financeiro mundial. O real ficou com o pior desempenho e foi a moeda que mais perdeu valor ante o dólar ontem. ;O dólar aqui acompanhou hoje o mercado lá fora, mas com muito poucos negócios;, explicou o operador da corretora Necton, José Carlos Amado.
* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira