Jornal Correio Braziliense

Economia

Pesquisas semanais

Educadores financeiros indicam fazer pesquisas semanais e estar sempre monitorando os preços de passagens e hospedagens como uma opção segura para viajar sem extrapolar o orçamento.

;Para gastar pouco em uma viagem, é preciso identificar o quanto representa o seu pouco e pesquisar roteiros que se encaixem nesse orçamento. Caso esse valor mínimo ainda seja um pouco pesado no orçamento, a pessoa terá que postergar a viagem até que junte o montante financeiro de que precisa;, explica Adriano Severo, educador financeiro do GuiaInvest.

Severo ainda ressalta que uma viagem sem planejamento pode gerar diversos problemas, como o uso indevido do cartão de crédito. ;Se a pessoa não conseguir quitar as dívidas do crédito, terá que pagar muitos juros quando voltar da viagem. Também corre o risco de precisar cortar passeios e modificar radicalmente a viagem, que era para ser boa.;

O educador financeiro e autor do livro Quero Ficar Rico, Rafael Seabra, chama atenção para dicas mais práticas para não gastar tanto com as férias. O profissional sugere, além do uso da ferramenta Google Flights para obter os melhores preços de passagens, a compra e reserva de passeios pela internet. ;Também é importante saber se o seu destino terá algum evento especial fora de época, porque, com isso, os preços tendem a subir assustadoramente;, pontua. Ele ainda ressalta que, ao pesquisar valores de passagens com variações de datas, é possível encontrar voos com até R$ 1 mil de diferença.

Para economizar na hospedagem, o especialista chama atenção para o uso de quartos ou apartamentos compartilhados, que podem ser encontrados em redes sociais ou por meio da Airbnb, com serviços de hospitalidade acessíveis pelo site e aplicativo móvel. ;É possível alugar apartamentos ou quartos na casa de alguém, ao invés de gastar em umhotel mais caro. Isso pode proporcionar uma grande economia;, afirma. ;Quanto aos transportes internos, como trem e ônibus, ao comprar passagens e bilhetes no local, se economiza bastante.; (TM)