Jornal Correio Braziliense

Economia

Sem voo, Avianca paga ônibus

Anac quer que companhia comprove capacidade de manter operações com segurança. No Aeroporto de Brasília, transtorno para passageiros, que foram transportados para São Paulo via terrestre. Aérea precisa realocar ou reembolsar clientes



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou ontem a suspensão de todas as operações da Avianca Brasil. Em nota o órgão regulador informou que ;é uma medida cautelar tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional;. Segundo a Anac, todos os voos foram suspensos até que a companhia comprove capacidade de manter as operações com segurança. A empresa aérea, por sua vez, diz que a iniciativa de cancelamento partiu dela.

Passageiros que pretendiam embarcar para São Paulo e Rio de Janeiro, em aeronaves da Avianca, se decepcionaram ao chegar no Aeroporto Internacional de Brasília. O bancário Rodrigo Soares, 24 anos, é um deles. ;Até hoje de manhã, o voo para Congonhas estava confirmado, até que a Anac cancelou tudo. Vim para o aeroporto tentar uma realocação, mas me falaram que não tem lugar em nenhuma companhia;, disse. Rodrigo já havia pago por ingressos de teatro e hospedagem na capital paulista.

;Agora, a companhia está tentando conseguir vaga para me levar de ônibus, vou aceitar, apesar de não ser muito viável para mim. O problema é a volta, porque vou ter que pagar mais de R$ 1.000. A passagem que eu comprei não custava nem R$ 200;, afirmou. Algumas horas após o anúncio da Anac, passageiros que iam de Brasília para São Paulo foram enviados de ônibus. Um grupo grande, com ingressos para o show da banda de k-pop BTS, neste fim de semana, não perdeu tempo e aceitou a viagem terrestre para a capital paulista.

Quem tinha voo marcado para o Rio não teve a mesma sorte. Darley Marques, operador de telemarketing, 24, estava com as passagens compradas desde janeiro para a capital fluminense. ;Os pacotes de hospedagem e lazer já estão pagos. Quando cheguei aqui para dar entrada no portão de acesso, esperei por 40 minutos em uma fila para me dizerem que todos voos estão cancelados desde o início da semana e que não poderiam fazer nada;, lamentou. Ele reclama que não foi avisado com antecedência e que na quinta-feira tinha entrado no site da Avianca e o voo estava confirmado.

Explicação


A companhia aérea informou que está suspendendo temporariamente suas operações e reiterou que está totalmente focada em dar continuidade ao seu Plano de Recuperação Judicial. A Avianca afirmou que continuará atendendo os passageiros que tiveram os voos cancelados, reforçando que atua na busca de soluções para restabelecer as operações.

De acordo com a resolução da Anac, a empresa é obrigada a ofertar opções como reembolso e reacomodação. O Procon aconselha que os passageiros com voos para os próximos dias entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que, caso o passageiro se sinta lesado, deve registrar reclamação na própria empresa ou em sua Ouvidoria. Também é possível acionar a agência reguladora e os órgãos de defesa do consumidor ou o site http://consumidor.gov.br.

Entrar com ação na Justiça é outra opção. ;Como qualquer credor da Avianca, os consumidores poderão tentar judicialmente solução para seus problemas individuais, seja porque foram obrigados a adquirir bilhetes em operadora concorrente, seja pela reparação de todos os danos causados;, explicou o advogado do Idec, Igor Britto.

* Estagiárias sob supervisão de Rozane Oliveira


  • Fique atento!
    Órgãos de defesa do consumidor e advogados dão dicas sobre os principais cuidados e medidas a serem tomadas em casos como o cancelamento de voos

    • Entrar em contato com a companhia aérea antes de se deslocar para o aeroporto para saber se o voo está confirmado
    • Recorrer à Resolução n; 400/2016 da Anac, na qual a empresa é obrigada a ofertar opções como reembolso e reacomodação
    • Registrar reclamações na ouvidoria da companhia
    • Acionar a agência reguladora da empresa, órgãos de defesa do consumidor ou o site http://consumidor.gov.br
    • Recorrer judicialmente ao Juizado Especial Cível do aeroporto
    • Guardar todos os comprovantes de gastos e de outros prejuízos que possam vir a ser calculados em possíveis indenizações futuras

    Fonte: Instituto de Defesa do Consumidor (Idec); Procon; advogado Igor Britto; Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)