Belo Horizonte ; As mineiras estão no foco da L;Oréal, multinacional de origem francesa fundada há 110 anos e que está comemorando 60 anos de Brasil. Em entrevista aos Diários Associados, Tiago Carvalho, diretor da Divisão de Produtos Profissionais da empresa, revelou detalhes da estratégia de crescimento de sua área e explica por que escolheu Belo Horizonte para começar uma série de iniciativas que avançam até o ano que vem. Segundo o executivo, a meta é atingir, no estado, crescimento anual na casa de dois dígitos, acima da média nacional do segmento de produtos profissionais, que é de 2%. ;Esperamos crescimento de faturamento para este ano de 10%, superior ao de 2018, quando atingimos 8%;, aponta Carvalho.
Ele explica o motivo do otimismo. ;O Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo, e Minas Gerais o terceiro maior mercado do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro;, afirma. ;Esse dado é ainda mais importante quando pensamos no perfil da mulher mineira, que é mais conectada à beleza do que as outras brasileiras: vai mais vezes ao salão e é mais fiel ao profissional do que a média do país. Outro dado importante é o grau de fidelização a produtos indicados pelo cabeleireiro, que bate a casa dos 80%. Consideramos a mineira como a rainha do salão de beleza.;
Carvalho registra que a multinacional investe, anualmente, mais de 900 milhões de euros em pesquisas avançadas e inovação. Parte desses recursos é destinada ao Brasil, que sedia um dos cinco centros de pesquisa e inovação da multinacional fora da França ; ele fica na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
Experiência
Como mercado estratégico, a capital de Minas Gerais foi escolhida no ano passado para receber em primeira mão as novas iniciativas da empresa voltadas para cuidados capilares (produtos das marcas L;Oréal Professionnel, Kérastase e Redken).;O foco no profissional é muito grande. Estamos cada vez mais atentos às necessidades desse público parceiro, já que a empresa traz em seu DNA a criação de produtos desenvolvidos para cabeleireiros;, diz Carvalho. Não por acaso, o executivo destaca que o conjunto de ações em BH inclui projetos de parceria com salões e cabeleireiros, educação e capacitação de futuros profissionais e de veteranos, entre outras iniciativas que visam a maior aproximação com os públicos da marca.
O Salon Emotion é uma dessas iniciativas. ;Trata-se de um protocolo desenvolvido em parceria com salões que busca tanto a evolução e a melhora da experiência da consumidora como o crescimento do faturamento do salão;, diz Carvalho. ;O protocolo traz sete passos que melhoram o serviço, desde a recepção da cliente até diagnósticos e tratamentos capilares personalizados.;
Outra novidade é a implementação de quiosques da marca em shopping centers, estratégia também desenvolvida em parceria com os salões parceiros. Em Belo Horizonte, são três unidades, além de outra em Uberlândia. ;A ação amplia os canais de vendas das marcas profissionais (L;Oréal Professionnel, Kérastase e Redken), ao mesmo tempo em que estimula o negócio dos salões de beleza;, afirma o diretor da L;Oréal. Segundo o profissional, os quiosques aumentam em 9% o fluxo mensal nos salões.
Carvalho cita outro projeto iniciado em Belo Horizonte, o Cidade Perfeita, em que a equipe da Divisão de Produtos Profissionais da L;Oréal mantém um canal direto e realiza visitas periódicas em toda a rede de parceiros. Mais uma vez, o objetivo é aprimorar serviços e gerar crescimento para empresa e salões.
Entre as estratégias de web, o executivo aponta o empenho na implementação de site, aplicativo e plataforma de educação. O Segredos de Salão é um canal com informações, tendências, vídeos e tutoriais sobre o mundo dos cabelos, que conta com média de 1,2 milhão de acessos por mês, além de vender produtos on-line. Já o aplicativo Style My Hair atua em realidade aumentada e permite visualizar a mudança de coloração nos cabelos (acesso disponível para iOS e Android).
Além disso, a plataforma de educação a distância Acess será lançada nas próximas semanas e irá oferecer cursos variados e a troca de experiências entre profissionais. ;O fenômeno digital está mudando completamente a forma de consumir beleza e nós estamos atentos às novas demandas. A nossa ambição é atingir mais 1 bilhão de consumidores nos próximos cinco anos.;