Jornal Correio Braziliense

Economia

Após acordo, Paulo Guedes será convidado a ir à CCJ na próxima quarta-feira

Deputados da oposição haviam sugerido convocar o ministro para a próxima audiência


Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) esperam receber o ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima quarta-feira (3/4), para uma audiência pública sobre a reforma da Previdência. A participação do ministro era prevista para esta terça-feira (26/3), mas ele desmarcou de última hora.

[SAIBAMAIS]Guedes achou que seria mais produtivo discutir a proposta quando o relator for definido, segundo a pasta. No lugar dele, foram à comissão explicar o projeto o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal.

Os deputados não aceitaram bem a justificativa do ministro para faltar à audiência, porque o motivo oficial para o atraso na escolha do relator foi justamente a expectativa de uma manifestação do Ministério da Economia quanto ao projeto de lei dos militares, enviado na quarta-feira (20/3).

O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), escolheria o nome na semana passada, mas suspendeu a decisão devido a um acordo entre os líderes partidários para esperar esse posicionamento.

Os deputados da oposição sugeriram convocar o ministro para a próxima audiência, em vez de apenas convidá-lo. A diferença é que a convocação é uma espécie de intimação, que obrigada o ministro a comparecer. Após acordo entre os integrantes do colegiado, Francischini preferiu marcar a audiência e espera a presença de Guedes como convidado.