Jornal Correio Braziliense

Economia

Caged: país gerou mais de 173 mil vagas com carteira assinada em fevereiro

Desde a recessão econômica de 2016, esse é o terceiro ano consecutivo de saldos positivos crescentes no setor. Saldo do mês é o sexto melhor da série histórica, desde 1992

O mês de fevereiro registrou, ao todo, 173 mil novas vagas no mercado de trabalho, com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (25/3). O saldo do mês passado é o sexto melhor da série histórica, desde 1992.

Desde a recessão econômica de 2016, esse é o terceiro ano consecutivo de saldos positivos crescentes no setor. Em fevereiro, o estoque de empregos alcançou mais de 38 milhões de postos de trabalhos formais, um aumento de 0,45% em relação ao mês de janeiro.

O resultado está ligado à maior geração de empregos nos setores da Indústria de Transformação e Construção Civil, onde a retomada do crescimento econômico estava mais lenta que nos setores de Serviços e Comércio dos saldos anteriores.

Com exceção do Nordeste, em âmbito regional, a melhora no emprego foi destacada em todas as regiões. No Sudeste, a expansão foi de 101.649 novas vagas formais, o Centro-Oeste ficou em terceiro lugar na geração de empregos, atingindo 14.316 novos postos de trabalho.

Para o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a expectativa do governo é que a retomada da economia se mantenha nos próximos meses. De acordo com ele, o número de empregados formais está acima do que o mercado previa.