A Receita Federal divulgou uma nota nesta segunda-feira (18/2) alertando sobre emails falsos que alguns contribuintes estão recebendo informando que eles caíram na malha fina do Imposto de Renda 2018.
Em nota, ela afirmou que não envia e-mails alertando a respeito da malha fiscal e que nenhuma outra instituição tem autorização de enviar em seu nome. Para verificar se a pessoa caiu na malha fina, ela deve acessar o site da Receita e buscar pelo extrato da declaração.
;A Receita Federal alerta para uma mensagem falsa de e-mail que está circulando em nome da Instituição. A mensagem informa que o destinatário está em malha fiscal e indica um link que supostamente levaria a um relatório do Imposto de Renda 2018.
A Receita Federal ressalta que não envia e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fiscal. Tampouco autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do usuário. Como o e-mail abre a possibilidade de "entrega de documentação", há ainda o risco de exposição de dados pessoais do cidadão, o que pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes.
Para saber se a declaração está na malha, o contribuinte deve acessar o Extrato de Processamento da DIRPF via e-CAC, no site da Receita Federal. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Na seção "Pendências de malha" do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.;
Não é a primeira vez que o órgão sofre com as mensagens falsas. Ano passado, a receita também teve de alertar sobre e-mails falsos que informavam quanto a uma investigação de sonegação fiscal.