A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta quinta-feira (7/2), que está trabalhando em um aplicativo que permitirá que o consumidor compare tarifas, promoções e combos de oferta entre as empresas de telecomunicação.
Um grupo foi solicitado para trabalhar em aspectos operacionais e de interface, para coordenar e acompanhar o processo. O aplicativo já foi aprovado pelo Conselho Diretor da empresa e está previsto para ser lançado para o público geral em 10 meses, com o nome de ;Aplicativo Anatel Comparador;.
Os planos para o aplicativo vêm desde julho do ano passado, quando a agência anunciou que lançaria o Anatel Comparador para um número restrito de usuários para passar por uma fase de testes e fazer comentários. Até então, o aplicativo contava com a possibilidade de comparar ofertas de empresas de telecomunicações com opções pós-pagas, individuais ou combos.
Para a agência, o objetivo do aplicativo é aumentar a transparência e empoderar o consumidor para que ele tenha informações. O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, afirmou a importância do aplicativo para os consumidores. ;Pela criação desse grupo vamos facultar ao consumidor um instrumento importante de tomada de decisões;.
A Anatel afirma que o aplicativo é o primeiro investimento do setor financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). O Fundo é vinculado ao Ministério da Justiça com o objetivo de abranger a coletividade e reparar danos causados ao Meio Ambiente, à bens, à ordem econômica e ao consumidor, como é o caso do aplicativo.
Além do Anatel Comparador, a agência também possui outros dois aplicativos, o ;Anatel Consumidor; (que permite o acompanhamento de informações e reclamações) e o ;Anatel Serviço Móvel; (que informa sobre a qualidade do sinal do celular).