Jornal Correio Braziliense

Economia

Atividade econômica cresceu 0,29% em novembro, diz Banco Central

A indicador é considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (17/1)

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), medido pelo Banco Central (BC), mostrou que a economia cresceu 0,29% em novembro de 2018, frente o mês anterior. A indicador é considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (17/1).

O resultado ocorre após ter quase estagnado em outubro. No acumulado dos 11 primeiros meses de 2018, o IBC-Br apresentou variação de 1,38%. Já em 12 meses, o avanço foi de 1,44%.

Segundo projeções dos analistas, o crescimento da economia em 2018 deve ficar em torno de 1,3%. No início do último ano, os economistas previam expansão de 3%, mas uma série de frustrações tombou as expectativas.

Para 2019, o mercado trabalha com um desempenho mais favorável da atividade economia. Até então, a mediana das projeções apontam que o crescimento será de 2,57%. Há analistas, porém, que acreditam que a expansão poderá atingir mais de 3%.