O varejo cresceu 2,8% em 2018, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Este é o melhor resultado desde 2014, quando a atividade do comércio subiu 2,2%. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (14/1).
De acordo com a CNDL, o índice confirma a tendência de retomada do varejo e da economia. O volume de vendas não conseguiu, porém, alcançar os patamares anteriores à crise. ;A melhora dos níveis de confiança e o clima de otimismo para uma retomada mais forte da economia ajudaram a impulsionar a atividade varejista. Mesmo considerando apenas uma parcela das vendas, aquelas feitas a prazo, o indicador sugere avanço das vendas do varejo ao longo do último ano;, avalia a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, em comunicado à imprensa.
O índice é calculado com base em consultas de CPFs. Também é visto como um ;termômetro da intenção de compras a prazo;. Nesta terça-feira (15/1), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgará os dados consolidados do setor.