O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse na tarde desta quarta-feira (7/10) que em sua primeira semana de governo abrirá os sigilos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A jornalistas, afirmou que trata-se do dinheiro do povo e que a população precisa saber como está sendo usado.
"Da minha parte, vamos abrir todos os sigilos do BNDES, sem exceção. É o dinheiro do povo e nós temos que saber onde está sendo usado."
"Na primeira semana já é possível, até para dar matéria para vocês se preocuparem com outra coisa a não com o presidente", brincou.
Além da Petrobras, o BNDES também esteve no alvo das investigações da Polícia Federal. Em agosto deste ano, a PF indiciou os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci, o empresário Joesley Batista, da JBS, e o ex-presidente da instituição Luciano Coutinho por supostas operações ilícitas na instituição financeira. Este inquérito apontou que houve o oferecimento de propinas para viabilizar a compra de ações e a liberação de financiamentos às empresas da J, holding que controla a JBS.
Na manhã desta quinta-feira (7/11), pelo Twitter, o presidente eleito reafirmou o compromisso. "Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que feito com seu dinheiro nos últimos anos. Acredito que este é um anseio de todos. Um forte abraço", escreveu.
[VIDEO1]