Jornal Correio Braziliense

Economia

Amazonense José Roberto Tadros é eleito presidente da CNC

Empresário foi eleito nesta quinta-feira, por 24 contra 4 votos. O mandato vai até novembro de 2022

O empresário amazonense José Roberto Tadros foi eleito nesta quinta-feira (27/9), por ampla maioria ; 24 votos a 4 ;, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O mandato vai até novembro de 2022. "O processo eleitoral foi realizado sob o mais rigoroso respeito ao rito estatutário", disse o atual presidente, Antonio Oliveira Santos. "Desejamos que a nova dretoria possa realizar um bom trabalho, reafirmando a relevância da CNC para o país e a defesa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo", completou.

José Roberto Tadros, 72 anos, atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), assume o comando da CNC em 19 de novembro, junto à diretoria. Nascido em Manaus, Tadros é formado em Direito pela Universidade do Amazonas e atua no setor terciário desde 1974. Além das suas atividades comerciais e sindicais, ele é autor e coautor de diversos livros e membro da Academia Amazonense de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e da Academia de Ciências, Artes e Letras do Amazonas.

Para Tadros, a CNC seguirá ampliando sua presença no debate nacional, com propostas concretas para atuar de forma assertiva no fomento ao desenvolvimento do Brasil por meio do fortalecimento do comércio. ;Vamos dar sequência ao projeto de modernização, permitindo consolidar os avanços conquistados pela CNC e ampliar sua força e relevância;, disse o presidente eleito. A CNC foi, fundada em 4 de setembro de 1945. A instituição sindical representa 5 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, segmentos que, juntos, respondem por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB, coma das riquezas do país) brasileiro e criam aproximadamente 25,5 milhões de empregos diretos e formais.

A CNC trabalha de forma integrada com 34 federações (27 estaduais e sete nacionais), que agrupam mais de mil sindicatos empresariais. A Confederação administra, também, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do Brasil ; o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional para o setor.