A China se comprometeu a elevar o crédito para gastos em infraestrutura, de acordo com comunicado da Comissão Regulatória Bancária e de Seguros, informou a agência Xinhua. A agência oficial afirmou que haverá mais crédito para apoiar "elos fracos" da infraestrutura nacional.
Na nota divulgada pela comissão na noite de sábado, a China se compromete a apoiar com crédito os projetos de infraestrutura com uma base sólida de capital e boa operação, contanto que isso não signifique mais endividamento oculto para governos locais. Entre os canais de financiamento são citados dívidas, ações ou uma combinação de ambos.
"Baseando-se na análise de projetos de infraestrutura em andamento, bancos e seguradoras devem cumprir uma demanda razoável por financiamento de acordo com princípios para orientação do mercado e dar o apoio necessário a projetos não finalizados", afirma a imprensa oficial.
O regulador também pediu aos bancos que reforcem o financiamento para vários setores na economia real, com políticas favoráveis para companhias voltadas à exportação e ao setor privado, diz a nota.