As vendas do Dia dos Pais não surpreenderam o comércio. Segundo estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o consumo teve uma leve queda de 0,1% em comparação com a mesma data comemorativa do ano passado. Na prática, o resultado demonstra uma instabilidade.
De acordo com a equipe técnica da pesquisa, o varejo não engatou no Dia dos Pais porque a recuperação da economia está lenta. Das datas comemorativas, a celebração é a que menos movimenta o comércio, mas ela serve como um termômetro para o consumo dos brasileiros.
;Os consumidores continuam preocupados em não comprometer o orçamento com compras parceladas, principalmente diante de um quadro de dificuldades, com o achatamento da renda e alto índice de desemprego;, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
Segundo os pesquisadores, a confiança do consumidor na economia ainda não evoluiu por conta destes fatores. A inadimplência, apesar de mais baixa, ainda está num nível elevado, levando à restrição ao crédito.
Confira o comparativo anual:
2018 (-0,1%)
2017 (8,88%)
2016 (-9,76%)
2015 (-7,17%)
2014 (5,01%)
2013 (-5,69%)
2012 (18%)
2011 (-8,14%)
Os produtos mais procurados neste período seriam as roupas, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios masculinos, como cintos, carteiras, relógios e meias.