Jornal Correio Braziliense

Economia

Consumidor está mais atraído por compras onlines no Dia dos Pais

Levantamento indica que a intenção de compra em plataformas online está praticamente empatada com as de compras em shoppings centers

Os consumidores brasileiros que pretendem presentear os pais no próximo domingo enxergam cada vez mais a opção de compra pela internet. Segundo pesquisa do Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a intenção de compra por plataformas onlines (33%) está tecnicamente empatada com a intenção de compras em shoppings centers (37%).

Logo em seguida, os brasileiros direcionam a preferência para departamentos (20%) e para os shoppings populares (14%). Na hora de escolher onde comprar, 53% dos consumidores levam em consideração a atratividade do preço, 42% a qualidade dos produtos ofertados e 38% as promoções e descontos, especialmente a parcela feminina dos entrevistados para a pesquisa (43%).

A maioria dos consumidores deve ir às compras neste dia dos pais. 61% dos consumidores responderam que tem a intenção de presentear os parentes no domingo. O dado foi superior à informação do ano passado, que apontou 55% dos consumidores com vontade de presentear os parentes. O levantamento foi feito em todas as capitais do país. Ao todo, a expectativa é de que quase 93 milhões de pessoas façam alguma compra na data comemorativa. Isso deve movimentar aproximadamente R$ 13,9 bilhões nos setores de comércio e serviços.

Segundo o professor de finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB) Newton Marques, os consumidores já entenderam que na internet é possível fugir do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo Marques, quem comercializa produtos pela internet tem a opção de oferecê-los mais baratos. ;Isso traz um desconto sobre os produtos que o cliente pode aproveitar na compra;, explicou.

Ele também explica que as pessoas estão, supostamente, com renda disponível. ;É possível que elas estejam tendo uma folga agora. Depois do saque do abono do Pis -Pasep e de outras medidas como essa, o brasileiro teve a oportunidade de pagar as dívidas e pode voltar, aos poucos, a consumir;, analisou.

Outro estudo do SPC Brasil com a CNDL já havia mostrado que os smartphones são a principal ferramenta de compra para 33% dos internautas que costumam comprar pela internet. O público jovem representa 48% dos que utilizam o celular para fazer compras. As classes C, D e E representam 38%. A categoria que utiliza menos os smartphones para adquirir produtos são as mulheres, com 37%.