Jornal Correio Braziliense

Economia

Transporte urbano é destaque em feira de São Paulo

Discussões acerca do tema ocorrem de hoje até quinta (2/7) em feira de transportes na capital paulista

Os números de chassis produzidos no país no primeiro semestre de 2018 superaram, pela metade, a quantidade de veículos produzidos na mesma época em 2017, dando fôlego ao setor de transporte urbano. A informação é de Antônio Carlos Megale, presidente da presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). ;O Brasil é o 4; maior produtor mundial de chassis. Em 2017, a produção foi acima das 20000 unidades. Mas, neste ano, já produzimos 15000 unidades no primeiro semestre, aumento de 50,3%. Uma perspectiva interessante de crescimento;, destacou.

;Isso é uma demonstração clara que o Brasil está no caminho certo. Espero que esses números possam ser visualizados também no transporte ferroviário;, completou Valter Casimiro, ministro dos Transportes. Os dados foram destaques na abertura da Feira Latino-Americana de Transporte nesta terça (31/7) em São Paulo.

Tecnologia e segurança também foram temas discutidos pelas montadoras presentes no evento. A feira, que tem participação dos principais fabricantes de chassis, carrocerias e componentes para ônibus urbano e rodoviário, conta também com a presença de expositores latinos.

Otávio Cunha, presidente da Associação Nacional dos Transportes Urbanos (NTU) destacou a importância do evento, tendo em vista o calendário eleitoral no segundo semestre do ano. ;Discutiremos a melhoria da qualidade do transporte público. Para se ter ideia, nenhum dos candidatos na última eleição presidencial (2014) discutiram temas sobre transporte urbano. Houve pouca atenção em relação à mobilidade urbana;, alerta.

De acordo com Cunha, a falta de cautela para com o assunto culminou em erros no gerenciamento de investimento. ;O foco é tornar o assunto prioridade e recuperar o protagonismo do tema;, revela.

Antes da abertura do evento, Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, destacou a importância do transporte público na malha rodoviária do país. ;O transporte público atende quase 3300 cidades do país. Agora, como as coisas andam, sabemos que esse setor tem que melhorar. Pode até investir na área ferroviária, mas é pontual;, afirma.

De acordo com Marcelo, os números da produção de veículos surpreendem no mercado brasileiro. ;O tamanho de vendas no mercado nacional já chegou a mais de 40000 unidades. Isso supera os dados de qualquer país da América Latina. No entanto, temos que buscar uma renovação, ainda mais agora com forte competição e uso de aplicativos. Isso faz com que o setor mexa-se, unindo-se a fornecedores de tecnologia;, conta.

Montadoras apresentam novidades


Na manhã desta terça, as empresas MarcoPolo, Mercedes-Benz, Volare, MAN, Volvo e Scania apresentaram para a imprensa um compilado de resultados do primeiro semestre do ano, além de novos serviços que serão implementados às novas frotas. Temas como conectividade e proteção ao condutor tiveram relevância entre os assuntos debatidos.
O repórter viajou à convite da NTU (Agência Nacional dos Transportes Urbanos)
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli