Bruxelas, Bélgica - A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmstr;m, advertiu, nesta quinta-feira (19/7), que a União Europeia (UE) prepara uma lista de produtos americanos para taxar, caso os Estados Unidos cumpram sua ameaça e aumentem os tarifas para veículos europeus.
"Estamos preparando junto aos Estados-membros [da UE] uma lista de medidas de reequilíbrio (...) e deixamos isso claro para nossos sócios americanos", afirmou Malmstr;m durante uma entrevista coletiva no German Marshall Fund, em Bruxelas.
"Sobre o aço e o alumínio, o mundo enfrenta desafios inegáveis como resultado da sobrecapacidade global (...), mas movimentos similares nos carros seriam desastrosos", acrescentou.
[SAIBAMAIS]Os europeus já aumentaram, em 22 de junho, suas tarifas em uma lista de produtos americanos, como jeans, uísque bourbon ou cigarro, em resposta à decisão de Washington de impor pesadas taxas ao alumínio e aço europeus.
O presidente americano, Donald Trump, ameaçou, então, tomar medidas similares aos veículos europeus, medida que afetaria especialmente a primeira economia da zona euro, a Alemanha, na mira dos EUA por seu excedente comercial.
"As medidas tarifárias sobre os automóveis não são desejáveis, nem estão justificadas", disse a comissária, classificando-as de "desastrosas" e de "movimento ilegal para ganhar influência nas negociações comerciais".
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deve viajar em 25 de julho para se reunir com Trump, com o objetivo de desativar as tensões comerciais entre UE e Estados Unidos.