O ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou neste sábado (26/5) que a situação do Distrito Federal e de Recife (PE) será normalizada em breve. Na capital federal, falta não apenas combustível, mas itens básicos como carne, óleo e gás. Jungmann disse em entrevista coletiva que o presidente Michel Temer autorizou o confisco de bens para tentar solucionar o problema. Pelo menos 37 inquéritos foram abertos para apurar o chamado locaute ; quando empregadores proíbem empregados de trabalhar para, entre outras coisas, obter lucro.
[SAIBAMAIS]Jungmann disse que o governo tem trabalhado em dois eixos para tentar resolver o problema. Um deles é o diálogo e, o outro, a força. "Mesmo que o acordo que fizemos com os caminhoneiros não esteja sendo integralmente cumprido, estamos abertos ao diálogo. Mas é claro que a outra frente é a autoridade. Estamos a exercê-la plenamente." O ministro contou que foram expedidos 400 autos de infração que correspondem a cerca de R$ 2,8 milhões em multas.
Também participou do comunicado Sergio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional. "Há risco de desabastecimento em hospitais, por isso, o governo determinou medidas na direção em benefício da sociedade." O general afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) concordou com as multas, reconhecidamente duras, por tratar-se de "uma situação extrema". A equipe ministerial de Michel Temer deverá continuar reunida durante a noite de domingo, até quando a normalização do abastecimento exigir.