Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas do varejo voltam a subir 0,3% em março, segundo IBGE

De acordo com o levantamento, a alta foi de 6,5% em relação a março de 2017


As vendas do varejo subiram 0,3% em março na comparação com fevereiro. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (11/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, a alta foi de 6,5% em relação a março de 2017 (série sem ajuste sazonal). Com o resultado, o comércio registrou um aumento de 3,8% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2017. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 3,7%.

O IBGE mostrou que cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram variação positiva na comparação com fevereiro. O maior destaque foi do setor de combustíveis e lubrificantes que, após quatro meses registrando quedas consecutivas, subiu 1,4% em março.

A vendas de produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também aumentaram 1,1% no mês. O comércio de tecido, vestuário e calçados avançou 0,7%.

Na contramão, as quedas foram notadas para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-5%), livros, jornais, revistas e papelarias (-1,2%) e supermercados, produtos alimentícios (-1,1%).

O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos e material de construção, avançou 1,1% em março, frente ao resultado de fevereiro. A alta foi de 7,8% em comparação com o mesmo mês de 2017. No acumulado de 12 meses, a atividade foi para 6,2%.