Jornal Correio Braziliense

Economia

Empresa de turismo de São Paulo dá tombo em cerca de 200 idosos

Os idosos iriam para o III Congresso Mundial dos Aposentados, que acontece de 13 a 19 de maio, em Roma

O sonho de cerca de 200 idosos e familiares de ir ao III Congresso Mundial dos Aposentados, de 13 a 19 de maio, em Roma, foi frustrado. Somente na última segunda-feira, os viajantes foram comunicados de que o compromisso havia sido cancelado. A Agência Super Sonhos, de São José do Rio Preto (SP), responsável pelo pacote, culpou a desorganização da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), a contratante, pelo cancelamento. Para o presidente da Cobap, Warley Martins Conçalles, entretanto, foi a Super Sonhos que não cumpriu a parte no contrato. ;Não temos culpa. Levamos um estelionato. Mas é importante destacar que a Cobap vai se responsabilizar por tudo e ressarcir os associados;, disse. A pendência foi parar na Justiça.

Edmilson Gomes Alves, 52 anos, aposentado por acidente de trabalho, ficou desolado. Gastou mais de R$ 3 mil em agasalhos e malas, para ele, a esposa e a irmã, além das passagens (R$ 6,3 mil cada uma, em 10 prestações) e 1.000 euros. ;Foi tudo em cima da hora e sem explicação convincente. Vou ter um grande prejuízo. Nem sabemos qual foi a empresa que a Cobap contratou. Um sigilo total;, reclamou. Essa seria a primeira viagem para fora do país da família de Edmilson, que mora em Ponte Alta (Gama), em Brasília. ;Eu iria pela Federação dos Aposentados do DF (da qual é diretor), mas comprei a passagem internacional das duas e mais o trecho de todos nós até Guarulhos (SP), de R$ 922, na promoção;, lamentou.

O contrato entre a Union SS Viagens Ltda., que representa a Super Sonhos, e a Cooperativa de Viagens, Turismo, Lazer e Cultura dos Associados Filiados à Cobap começou em março de 2017, inicialmente no valor de R$ 51.292,79, montante que foi alterado diversas vezes pela inclusão ou exclusão de nomes da lista. É quantia que a Union concorda em ressarcir a Cobap. Warley Gonçalles, por outro lado, garantiu que, em 15 de abril, marcou uma reunião com a empresa. ;Disseram-me que, em 30 de abril, me mandariam as passagens. Em vez disso, veio um comunicado rescindindo o contrato;. Não conseguimos contato com a Union, nem por telefone nem por e-mail. No entanto, na terça-feira (8), a empresa entrou com uma ação de rescisão contratual e pedido de liminar na 4; Vara Cível de São José do Rio Preto.

Na ação, a Union se compromete a devolver os valores. Alega que a Cobap prometeu entregar com antecedência de 60 dias do embarque a relação de quem viajaria, mas não o fez e ;acarretou sérios problemas, como a impossibilidade de segurar os valores previamente estabelecidos;. A primeira cobrança dos nomes foi em 26 de março. A primeira lista chegou em 3 de abril e até 19 de abril, além de desistências, nomes foram trocados ou excluídos.