São Paulo ; Maior rede de fast food do mundo e uma das maiores do Brasil, a americana Subway passa por uma série de mudanças internas para, segundo Paulo Davis, diretor regional de marketing, tirar o sono da concorrência ; leia-se McDonald;s, Burger King e Bob;s. A companhia começou a colocar em prática nos últimos meses novas estratégias para fazer frente aos competidores e aumentar o desempenho de seus restaurantes, todos operados por franqueados.
Em fevereiro, foi inaugurada em Belo Horizonte a primeira loja no conceito ;fresh forward;, mas o lançamento oficial da novidade aconteceu em 21 de março, com a abertura do restaurante do Shopping Metrô Santa Cruz, na Zona Sul de São Paulo. Nos Estados Unidos, a novidade começou a ser implantada em meados de 2017.
Com mudanças no logotipo e no leiaute, a proposta, explica Davis, é oferecer aos clientes a experiência de um restaurante onde se consome produtos mais frescos. ;Nossa marca sempre foi associada a produtos frescos, mas, agora, reforçamos esse conceito;, diz. Para isso, foram adotadas geladeiras que ficam atrás do balcão de atendimento, onde são armazenados os vegetais usados nos sanduíches. Com isso, o cliente fica de frente para os alimentos durante todo o tempo de montagem do lanche, como se estivesse diante de uma prateleira de supermercado.
Além disso, os painéis com o cardápio foram trocados por modelos de LED inteligente, permitindo que sejam exibidas informações sobre os produtos por meio de vídeos. ;Nessa evolução da marca, fazemos uma espécie de celebração dos vegetais, mostrando um ambiente moderno;, afirma o diretor regional.
[SAIBAMAIS]A novidade demorou dois anos para ser desenvolvida por um escritório de marketing dos Estados Unidos e será levada a toda a rede. No Brasil, por enquanto, apenas três lojas foram adaptadas ao conceito ;fresh forward;. Segundo Davis, os 13 agentes de desenvolvimento da Subway no país estão em negociação com franqueados que já fazem parte da rede para estudar caso a caso a possibilidade de migração para o novo modelo. A conversão do restaurante não será obrigatória, segundo o executivo. Para reduzir as despesas com a remodelação, a companhia conseguiu que 90% dos equipamentos tivessem fornecedores locais, o que reduz o impacto cambial na despesa.
;Os agentes de desenvolvimento vão fazer um processo de avaliação da gestão do negócio para tentar chegar a uma solução em parceria com o franqueado, levando em consideração o que prevê cada contrato;, afirma Davis. ;Isso pode levar a uma mudança para o ;fresh forward; ou o restaurante pode ficar como está. Mas explicaremos que haverá um incremento de venda com a adesão ao novo conceito.;
Promoção
Outra forma de aumentar o número de clientes foi com a decisão de trazer de volta o ;baratíssimo;, sanduíche de frango, que é vendido a partir de R$ 7 (dependendo da região do Brasil). ;Sentimos que era necessário responder à necessidade do consumidor, por isso revisamos o posicionamento de preço e decidimos optar por um valor mais agressivo;, conta o executivo. Além disso, a companhia oferece a promoção diária de um sanduíche, como já acontecia. Essa mesma estratégia vem sendo adotada por outros concorrentes, como Burger King e McDonalds, com sanduíches oferecidos a preços promocionais todos os dias.A Subway pretende fazer outras mudanças no cardápio na tentativa de alavancar as vendas. Davis faz segredo e diz que a concorrência é ;muito brava no Brasil, fica de olho e pode tentar se antecipar;. O diretor comenta apenas que o calendário de marketing prevê três lançamentos para 2018. ;Queremos focar mais no paladar do brasileiro, com novas proteínas;, dá uma pista.
Quando foi lançado nos Estados Unidos, o ;fresh forward; também incluiu mudanças no menu, com uma oferta maior de cafés, pão sem glúten, wraps e o molho mexicano bico de gallo. Além disso, os novos restaurantes passaram a oferecer totens digitais para que os pedidos possam ser feitos pelos próprios clientes, a exemplo do que o McDonald;s começou a implantar no Brasil em algumas unidades.
A previsão de Davis é que o conjunto de ações ; novo layout das lojas, lançamentos de produtos e preço mais baixo ; tenha um impacto positivo no tíquete médio por loja. Para 2019, o executivo espera ter em funcionamento um novo aplicativo. Segundo ele, como a teia fiscal no Brasil é muito complicada, com impostos diferentes em cada estado, a tecnologia ainda vai levar um tempo para ser desenvolvida. ;Sabemos que é uma forma importante de estar perto dos consumidores e oferecer mais conveniência do que a concorrência, mas será preciso esperar um pouco mais;, diz. Com as novidades, Davis acredita que as vendas da companhia deverão ter um aumento acima de um dígito.
De engordar os olhos
Os números superlativos da redeBrasil
Lojas: 2.122
Cidades: 652
100 milhões de sanduíches vendidos em 2017
Mundo
Lojas: 43,7 mil
Países: 113
2,5 bilhões de sanduíches vendidos em 2017
Fonte: empresa