A Caixa Econômica Federal bateu o Santander e tomou a primeira posição como instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes, entre os grandes bancos. De acordo com o Banco Central (BC), o Banco de Brasília (BrB) passou a liderar a insatisfação dos usuários, entre os bancos em menor número de clientes, no primeiro trimestre deste ano. O ranking geral pode ser visto por meio deste link.
Há anos, a autoridade monetária divulga esse ranking, mas segundo especialistas na área de consumerismo, a simples divulgação de nada adianta ao consumidor, uma vez que não há punições rápidas e efetivas contra os bancos, que nunca tomam providências nem dão satisfação aos clientes sobre seus erros.
Foram 2.444 queixas contra a Caixa ou cerca de 27,6% do total de 11,4 mil contra o banco. Mas o BC divide em tópicos, e só considerou procedentes as que apontaram ;irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações;.
De acordo com os critérios do BC, o índice é obtido dividindo-se o número de queixas pelos número de clientes do banco, multiplicando-se o resultado por um milhão. A Caixa tem 88 milhões de clientes.
No último trimestre de 2017, era o Santander a liderar o ranking de queixas contra instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes, com nove bancos na lista. A Caixa vinha em segundo, e o terceiro lugar permanece com o Banco do Brasil.
Salto do BRB
Já o BrB saltou do sétimo para primeiro lugar nas queixas consideradas válidas pela autoridade monetária, numa lista de 15 instituições financeiras com clientela menor. A instituição financeira do governo do Distrito Federal tem 840,3 mil clientes e recebeu um total de 497 reclamações, entre janeiro e março. Mas foram consideradas somente 262, que representaram alta de 311% sobre o período de apuração anterior, segundo o BC veja aqui.