Jornal Correio Braziliense

Economia

Correio promove debate sobre direito do consumidor em tempos de tecnologia

Evento marcado para esta quarta-feira é aberto ao público. Inscreva-se!


O consumidor brasileiro tem o poder na ponta dos dedos e muitas vezes não tem consciência disso. Amanhã, no Correio Talks: Informar e não proibir ; um novo olhar para os avanços tecnológicos em defesa do consumidor, isso deve ficar claro. Estão convidados para essa conversa a advogada Rosana Chiavassa, a jornalista Angela Crespo e o advogado Pedro Boueri, especialistas em defesa do consumidor. O evento é aberto ao público e começa às 9h30, no auditório do jornal. Ainda dá tempo de participar: basta se inscrever no site do evento.

Esses especialistas vão debater o acesso a novos produtos e serviços tecnológicos e a garantia do direito à informação, essencial para que o consumidor possa exercer seu poder de escolha ou rejeição. Com a experiência de escrever e dar palestras há quase três décadas sobre o tema, a jornalista Ângela Crespo assegura que, hoje, o consumidor ;hiperconectado; está bem mais poderoso.

;Graças à internet, o cidadão ganhou um supermegafone para relatar suas experiências de consumo, e uma grande ferramenta para o momento da compra, recebendo e pesquisando informações, que vão auxiliá-lo na tomada de decisão;, afirma.

Editora do site ;Consumo em Pauta; e expert em ouvidoria e mediação de conflitos, nas áreas de relações de consumo e defesa do consumidor, Ângela destaca que, como resultado dessa grande conectividade, as empresas são colocadas à mercê dos desejos, anseios e decepções do consumidor.

A palestra de Pedro Boueri, da Veirano Advogados, vai girar em torno do dever dos fornecedores de informar, diante das novas mídias. Já Rosana Chiavassa, Chiavassa Advogadas Associadas, falará sobre a liberdade individual do consumidor frente aos avanços tecnológicos ainda restritos no país. Ela é especialista em direito à saúde e preside uma banca de advogadas especialistas na defesa de pacientes vítimas de erros médicos, e de irregularidades cometidas por planos de saúde.