Jornal Correio Braziliense

Economia

Copa do Mundo incentiva produção de televisores no Brasil, diz IBGE

Em anos de competições, a tendência é de aumento na procura pelo produto. Nos dois primeiros anos de 2014, por exemplo, ano da última Copa do Mundo, a alta foi de 56,4%


A Copa do Mundo influenciou forte alta na produção de TVs no primeiro bimestre do ano. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na manhã desta terça-feira (3/4), houve um avanço de 45,2% na linha marrom de eletrodomésticos em comparação com o mesmo período de 2017. A expansão foi o dobro do que ocorreu no primeiro semestre do ano passado, quando subiu 24%.

Os números mostram o ;efeito Copa;. Em anos de competições, a tendência é de aumento na procura pelo produto. Nos dois primeiros anos de 2014, por exemplo, ano da última Copa do Mundo, a alta foi de 56,4%. Em 2010, na competição realizada na África do Sul, a expansão foi de 36,8%.

O resultado positivo ajudou na melhora da produção de bens de consumo duráveis. Apesar disso, o resultado da produção industrial desanimou os economistas e subiu 0,2% em fevereiro.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, a indústria cresceu 4,3%, a maior alta desde 2011, quando subiu 4,7%. Já no acumulado de 12 meses terminados em fevereiro, a produção industrial avançou 3%, o que representa o melhor resultado desde junho de 2011, quando cresceu 3,6%.