Jornal Correio Braziliense

Economia

Brasil perde 7,6 milhões de linhas móveis e tem queda de 5% em TV a cabo

Dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Os principais serviços de telecomunicações tiveram queda no número de clientes em 2017. A televisão por assinatura recuou 5% no ano passado, enquanto a telefonia móvel perdeu 7,5 milhões de linhas.

De acordo com dados encaminhados pelas empresas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o ano terminou com 17,9 milhões assinantes do serviço. Isso representa perda de 938,7 mil contratos ativos em 12 meses, e uma redução de 0,70% em dezembro na comparação com novembro de 2017, perda de 125,7 mil assinantes.

Dos grupos acompanhados pela agência reguladora, a Oi registrou aumento de 205,2 mil novos usuários (15,73%), seguida da Sky com acréscimo de 109,6 mil (2,09%). A prestadora Claro teve a maior redução em número de contratos ativos, menos 724,2 mil contratos (-7,39%), seguida da Vivo, com redução de 131,4 mil (-7,67%), da Algar Telecom, com menos 23,9 mil (-24,34%), e da Nossa TV com menos 2,7 mil (-2,14%).

Celular


A telefonia móvel registrou 236,4 milhões de linhas em operação em dezembro de 2017. Nos últimos 12 meses, houve redução de 7,5 milhões de linhas, queda de 3,11%. Além disso, no mês de dezembro, em relação ao mês anterior, o serviço móvel pessoal apresentou uma queda de 2,6 milhões de linhas (-1,09%).

Do total de linhas móveis do país, 148,5 milhões são pré-pagas e 87,9 milhões são pós-pagas. Em 12 meses, o serviço pré-pago registrou queda de 9,83%, perda de 16,2 milhão de linhas. O pós-pago, no entanto, teve aumento de 10,85%, com adição de 8,6 milhões de linhas. O movimento se dá, conforme especialistas, por conta da chamadas ilimitadas e planos mais robustos de dados oferecidos pelas operadoras na modalidade pós-paga.