[SAIBAMAIS]Martín de los Santos, vice-presidente de Mercado Crédito na América Latina, explica que todo o processo de contratação pode ser realizado em apenas dois cliques no site do Mercado Livre, bastando o usuário determinar o valor e o prazo do crédito. ;Em seguida, o recurso é disponibilizado na conta no Mercado Pago do cliente. É tudo muito rápido;, diz ele, que espera que o serviço de crédito chegue a 400 mil clientes que têm negócio montado no Mercado Livre nos próximos anos.
De acordo com os dados da empresa, 85% dos clientes que já contrataram empréstimos tiveram aumento nas vendas, o que demonstra que o valor obtido na operação de crédito é investido na própria empresa. Do total de R$ 250 milhões concedidos, R$ 70 milhões já retornaram para o grupo. No Brasil, de acordo com Santos, a oferta de crédito do Mercado Livre tem parceria do banco gaúcho Topázio e da financeira BMP MoneyPlus. Além das parcerias, o executivo disse ainda que o grupo Mercado Livre também está utilizando capital próprio e que montou um fundo para captar recursos com investidores interessados em participar da concessão de crédito.
Outro ponto positivo constatado no projeto-piloto foi o baixo percentual de inadimplência, em torno de 2%, e o alto índice de recontratação de empréstimos, em torno de 70% (sete em cada dez usuários) na América Latina. Questionado sobre a possibilidade de, futuramente, abrir o capital do Mercado Crédito, a exemplo do UOL, que foi muito bem-sucedido com o IPO (oferta inicial de ações) da sua plataforma de pagamento, o PagSeguro, que conseguiu captar US$ 2,3 bilhões, na Bolsa de Nova York, Santos disse que uma oferta de ações do novo negócio não está nos planos do grupo. Sobre crescente concorrência, o executivo afirmou que o mercado brasileiro de crédito é pouco desenvolvido e que os usuários são ;subatendidos; pelos bancos, o que abre espaço para novos players.
Inspirado no site americano eBay, o Mercado Livre foi fundado na Argentina, em 1999. No acumulado de janeiro a setembro de 2017 (a empresa ainda não divulgou o resultado do quarto trimestre do ano passado), foram registradas vendas de US$ 10,3 bilhões, e passaram pela plataforma de pagamento US$ 11,8 bilhões, no mesmo período. São 40 milhões de vendedores e compradores únicos, que fazem mais um milhão de operações por dia com 2.800 categorias de produtos.
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