Segundo ele, não existe um item específico que levou a essa queda. ;Em Brasília, há uma pressão de demanda, o que mostra que a atividade econômica está melhorando. O volume de clientes está aumentando mais do que esperado;, justificou. ;Isso é bom do ponto de vista do negócio, mas indica que nós, o governo e os operadores, temos que dar mais velocidade de resposta ao cliente;, explicou.
A pesquisa, pela primeira vez, foi realizada com 20 terminais brasileiros, responsáveis por 87% da movimentação de passageiros no país. Além dos 15 principais que já constam do levantamento desde 2014, no qual está inserido o Aeroporto de Brasília, foram incluídos os terminais de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
Considerando apenas os dois últimos meses de 2017, a média de satisfação geral para os cinco aeroportos que entraram na pesquisa foi de 3,99, de acordo com avaliação de 4.836 entrevistados. Em relação aos 15 principais terminais, a pesquisa apontou 91% de aprovação dos usuários. Para esses aeroportos, entre outubro e dezembro, foram entrevistadas 13.908 pessoas. A média do índice geral de satisfação foi de 4,35, sendo que a meta do governo é 4.
No quarto trimestre do ano passado, Curitiba teve a melhor satisfação, com uma nota de 4,77, enquanto o terminal de Salvador ficou em último lugar, abaixo da meta, com 3,91. Entre os novos aeroportos que entraram no levantamento, dois ficaram abaixo da meta. O de Florianópolis teve a pior nota com 3,51, seguido de Vitória, com 3,85.
Na evolução em relação ao quarto trimestre de 2016 ao quarto trimestre de 2017, o Aeroporto de Viracopos teve o melhor salto, de 12,9%, e a média ficou em 1,6%. Quatro terminais registraram queda de um ano para o outro: Porto Alegre, -1,4%; Brasília, -2,2%; Recife, -5,4%; e Galeão, -5,6%.