Jornal Correio Braziliense

Economia

JAC Motors vai abrir uma fábrica em Goiás

Com investimento de R$ 200 milhões, a expectativa é de geração de 820 empregos diretos e indiretos

A JAC Motors anunciou, nesta segunda-feira, 18, que vai investir R$ 200 milhões na abertura de sua primeira fábrica no Brasil, o local escolhido é o estado de Goiás. A expectativa é de geração de 820 empregos diretos e indiretos. Serão produzidos dois modelos utilitários da marca chinesa: T40 e um outro que não foi revelado.

Durante uma reunião na qual apresentou detalhes do projeto, o presidente da JAC Motors Brasil, Sérgio Habib, formalizou ao governador do estado, Marconi Perillo, o processo de instalação do complexo industrial. A cidade onde a montadora será instalada ainda não está definida, mas é provável que seja em Itumbiara, no galpão onde funcionaria a Suzuki, que, em razão da crise, acabou tendo sua linha de montagem transferida para o complexo produtivo da Mitsubishi, em Catalão.
;Nós jamais deixamos de trabalhar para a implantação de nossa fábrica no Brasil, tanto que uma fração do investimento total vem sendo aplicada no desenvolvimento dos modelos e nossos entendimentos com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) têm sido frequentes;, explica Habib, que também chamou a atenção para o crescimento de vendas da empresa, que, segundo ele, em 2017, foi de 40%, acima do mercado, que registou um aumento de 11%.

Com capacidade anual de produção de 35 mil veículos, a fábrica deve começar a operar em até dois anos. Conforme a legislação que rege o sistema automotivo brasileiro, a empresa deve cumprir oito etapas do processo produtivo logo no primeiro ano de atividades.

O grupo já havia anunciado uma fábrica na Bahia, onde chegou a enterrar um carro como ;cápsula do tempo; em uma área de Camaçari, mas desistiu do projeto em razão da crise, que derrubou as vendas de veículos no mercado brasileiro.

Por ter desistido da fábrica, onde recebeu benefícios tributários por estar inscrito no programa Inovar-Auto ; que termina no fim do mês -, o grupo de Habib, o SHC, é alvo de ação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O ministério suspendeu a habilitação da empresa no programa em maio de 2016, mas o grupo obteve uma liminar que ainda não foi julgada.

Na semana passada, a Caoa anunciou a instalação, em Anápolis, de uma fábrica da Chery. Com isso, Goiás se consolida entre os Estados com o maior número de montadoras de automóveis e máquinas agrícolas, produzindo seis marcas: Hyundai, Chery, Mitsubishi, Suzuki, John Deere e JAC Motors.
*Estagiária sob supervisão de