O Brasil também não importa ovo. O consumo interno do produto conseguiu sustentar as cotações do mercado, mesmo em tempos de crise ou quando o preço de insumos, como o milho, imprescindíveis para a produção, estiveram em alta. Segurança, qualidade e confiabilidade permeiam a cadeia produtiva do ovo brasileiro, garantindo, assim, segurança para os consumidores, em geral. ;A exportação fraca significa um mercado interno forte e em crescimento, que está absorvendo a produção do país;, afirma Ricardo Santin.
Cabe ao Instituto Ovos Brasil incentivar o consumo de ovos. A ideia é qualificar o produto, baseado no valor nutricional do alimento, já que o mito de que o ovo deve ser consumido com moderação acabou retraindo o mercado interno. ;Se uma pessoa comer 12 ovos por dia, o único risco que ela tem é de ganhar uma medalha olímpica. O consumo de ovo diariamente não faz mal algum;, explica Santin.
Há alguns anos, o alimento era considerado responsável pela elevação dos níveis de colesterol ruim. Agora, são novos tempos para o ovo, que assumiu status de alimento completo, o segundo melhor atrás apenas do leite materno, tais a quantidade e a qualidade de nutrientes presentes. ;O ovo é riquíssimo em proteína de alto valor biológico, sendo responsável por todas as formações de células do corpo, mas não se deve comer somente a clara. A gema também ajuda na absorção de todas as substâncias;, diz o nutricionista esportivo Daniel Novais.
Excelência
As exportações brasileiras de ovos férteis e pintos de um dia estão em alta. O material genético avícola nacional é vendido para 25 países e movimentou cerca de US$ 107 milhões em 2016. O rígido controle sanitário nas granjas do país é um dos fatores primordiais para o aumento na demanda do mercado internacional pelo material produzido no Brasil. A excelência sanitária se traduz pela capacidade técnica e operacional do país em executar as recomendações da Organização de Saúde Animal no controle e na erradicação de doenças.
;O fato de o Brasil nunca ter apresentado nenhum caso de febre aviária é decisivo para a procura pelo nosso produto;, afirma Santin. O Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, oficializado em 2006, foi o responsável pela criação de barreiras de higiene, modernização de laboratórios e treinamento de pessoal. Com isso, compradores internacionais se deparam com instalações e equipamentos de laboratórios aptos a realizar a vigilância de doenças avícolas e a eficiência do serviço veterinário, além de mão de obra qualificada. As granjas passaram a investir, também, em tecnologia, visando garantir o bem-estar animal.
Genética
[VIDEO1]
Com uma das granjas mais modernas do Brasil, a Bonasa, do Distrito Federal, trabalha na produção de ovos férteis e pintos de um dia. A produção mensal é de 19 milhões de unidades, aproximadamente, sendo que 50% são comercializados como ovos férteis para incubação. A outra metade é incubada para venda de pintinhos. Além de abastecer clientes de todo o Brasil, a empresa exporta para países como os Emirados Árabes Unidos, Senegal e Zimbábue. ;Para 2018, nossa meta é aumentar as vendas nacionalmente e também incrementar as exportações, atingindo outros mercados em que não atuamos ainda, como a Arábia Saudita;, explica o gerente comercial, Thiago Rezende.
O processo de produção da empresa inclui uma estrutura com 28 fazendas, distribuídas em Goiás e no DF, gerando 880 empregos diretos, fora os indiretos. Para maximizar os resultados da produção, a Bonasa investe em genética, monitoria laboratorial, controle de qualidade de matéria-prima e em treinamentos e aperfeiçoamento técnico da equipe. Contribuem, também, para a alta produtividade da empresa do DF a eficiência dos processos, padronização de todos os procedimentos de manejo e o acompanhamento de indicadores de qualidade e produtividade, de acordo com as metas estabelecidas conforme o potencial genético da ave.
;Para 2018, nossa meta é aumentar as vendas nacionalmente e também incrementar as exportações;
Thiago Rezende, gerente comercial da Bonasa
Em números
De 2010 a 2017, consumo por habitante aumentou 38,6% no país, de 137 para 190 ovos anuais
Destino
Mercado interno 99,57%
Exportações 0,43%
Exportações
Das 10,4 mil toneladas exportadas, 84% foram in natura e 16%, industrializadas
Estados exportadores
1; ; Minas Gerais 40,09%
2; ; Rio Grande do Sul 33,48%
3; ; São Paulo 23,61%
Maiores produtores (em toneladas)*
1; ; China 24,4 milhões
2; ; Estados Unidos 5,6 milhões
3; ; Índia 3,8 milhões
4; ; Japão 2,52 milhões
5; ; México 2,51 milhões
6; ; Rússia 2,2 milhões
7; ; Brasil 2,1 milhões
* Dados de 2013
Fontes: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) / Secretaria de Comércio Exterior (Cecex) / Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)