O economista Richard H. Thaler, um dos fundadores da Economia Comportamental, foi o escolhido pela Real Academia de Ciência sueca para receber o Prêmio Nobel de Economia de 2017. Ele introduziu pressupostos psicológicos na análise da tomada de decisões económicas.
[SAIBAMAIS]Professor na Universidade de Chicago desde 1995, Thaler nasceu em Nova Jersey em 1945 e tem 72 anos. Ele também dirige o centro de pesquisas da Decisão da Universidade de Chicago e é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica.
;As contribuições de Richard Thaler;s construíram uma ponte entre a economia e a análise psicológica da tomada de decisão individual;, afirmou a Academia no anúncio do prêmio que o definiu como pioneiro da economia comportamental. Por meio da exploração das consequências de uma racionalidade limitada, preferências sociais e a ausência de autocontrolo, Thaler mostrou em sua pesquisa como estes traços humanos afetam sistematicamente as decisões individuais e os resultados. Ele receberá o prêmio de 9 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).