O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, utilizou o Twitter para enaltecer a aprovação do relatório favorável da Medida Provisória 777, que trata da Taxa de Longo Prazo. Segundo ele, é um passo relevante para a modernização da economia brasileira.
A nova taxa vai ser usada como referência para o custo de captação e para contratos firmados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). "A TLP irá diminuir o custo do crédito para todos e não apenas para os devedores do BNDES. Com a TLP, os subsídios do crédito passam a constar no orçamento, com maior transparência e equidade na definição de políticas públicas", declarou o ministro.
Leia mais notícias de Economia
[SAIBAMAIS] Segundo o chefe da pasta, a TLP também vai aumentar a eficiência da política monetária no controle da inflação. A MP foi aprovada nesta quarta (23) por 17 votos favoráveis e seis contrários, a comissão mista. O parecer foi realizado pelo deputado Betinho Gomes (PSDB/PE). A votação ocorreu depois de quatro horas de discussão.
Se for aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado, a TLP substituirá a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). O governo considera a medida um dos pilares do ajuste fiscal, juntamente com o Refis e a revisão das metas fiscais para 2017 e 2018.