O comentário foi feito durante discurso de lançamento da Política de Responsabilidade Socioambiental do BC. De acordo com Ilan, a incorporação de aspectos socioambientais às corporações é uma preocupação crescente. Ele disse ainda que a instituição quer regular questão socioambiental dentro e fora do BC.
"Diferentemente de outros bancos centrais, que direcionam suas práticas socioambientais para as atividades internas à organização, como é o caso do Banco Central Europeu (BCE), ou, alternativamente, para a regulação e supervisão das ações socioambientais dos agentes do sistema financeiro, como acontece na China, o BC consolida, hoje no Brasil, ações nas duas vertentes por meio da instituição de sua Política Socioambiental", disse o presidente do BC. Segundo Ilan, o sistema financeiro no Brasil tem acolhido iniciativas de responsabilidade socioambiental.
O Banco Central lança nesta terça sua Política de Responsabilidade Socioambiental, com a participação de Ilan Goldfajn e dos diretores Edson Feltrim (Administração), Isaac Sidney (Relacionamento Institucional), Reinaldo Le Grazie (Política Monetária) e Sidnei Corrêa Marques (Organização do Sistema Financeiro).