Jornal Correio Braziliense

Economia

'As pessoas veem na franquia uma solução para o desemprego', diz economista

Segundo Marcelo Cherto, muita gente recorre ao mercado de franquias em busca de uma alternativa ao desemprego, atrás de um plano B

Há mais de 30 anos no mercado de franquias, Marcelo Cherto, presidente da Cherto Consultoria, conselheiro e um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), acredita que a 26; edição da ABF Franchising Expo será a maior desde a sua criação e que, por causa da crise econômica pela qual passa o País, a procura será muito grande.

Segundo ele, muita gente recorre ao mercado de franquias em busca de uma alternativa ao desemprego, atrás de um plano B, caso seja necessário, e até mesmo como forma de investimento para quem quer começar no ramo ou ampliar o leque, como é o caso dos multifranqueados.

Qual a expectativa para a feira deste ano?

A expectativa é de que seja a maior de todos os tempos. As pessoas veem na franquia uma solução para o desemprego. Como não têm emprego, precisam criar os seus próprios. Nem todo mundo consegue e tem perfil para comprar uma, mas a franquia é uma alternativa, porque já é um negócio que vem razoavelmente mastigado, o risco é mais baixo. Espera-se um movimento muito forte de visitantes.

Qual a importância da feira para quem deseja visitá-la?

[SAIBAMAIS]A feira é extremamente importante, porque nela você encontra 400 alternativas de negócio debaixo de um único teto. É o momento de você interagir. Há muitas palestras, muitos workshops. É o momento de educação, de encontro, de troca de experiências, de ver, ao vivo, oportunidades de negócio.

Quais as dicas e alertas para quem deseja se tornar um franqueado?

Sempre saber que as surpresas acontecem. É se precaver. Tem de ser uma decisão racional, não no impulso. Existe o documento chamado circular de oferta de franquia, um book, que mastiga o que tem a franquia. Ele explica, em uma linguagem muito compreensível, o que está no contrato. A maior parte dos franqueados não o lê. O grande conselho é: ponha o pé no chão, investigue, converse com quem já é franqueado, visite a sede da franqueadora. E o alerta a ser dado é que tome muito cuidado. Franquia não é uma coisa para você investir de qualquer maneira.

A crise econômica do Brasil tem algum reflexo na feira?

Muitos vão procurar um emprego. Se não for para ele, é para o irmão, para o filho, para o cunhado... Temos visto executivos super bem colocados, que não perderam o emprego, prepararem o plano B, porque olham ao redor e veem outros colegas perdendo. Muita gente vê como alternativa de carreira, como plano B, e muitos, que já têm franquias, vão para procurar mais.