Em reunião extraordinária realizada na noite desta quinta-feira (30/03), o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu reduzir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) dos atuais 7,5% ao ano para 7% anuais, a partir do segundo trimestre de 2017.
A TJLP é usada como a base dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A decisão foi divulgada de forma tímida apenas no site do Banco Central e o governo não fez nenhum comunicado sobre a decisão, que deveria acontecer na reunião ordinária marcada para esta sexta-feira (31). Em todo fim de trimestre, o CMN, composto por Ministério da Fazenda, Banco Central e Ministério do Planejamento, costuma deliberar sobre a TJLP, que estava em 7,5% ao ano desde o primeiro trimestre de 2016.
A pressa em mudar a TJLP causou estranheza até mesmo entre jornalistas que acompanham diariamente a rotina da equipe econômica. Todos foram pegos de surpresa. A assessoria de imprensa da Fazenda incluiu a reunião extraordinária na agenda do ministro Henrique Meirelles apenas depois da divulgação do decreto pelo BC com a mudança na taxa. A pasta informou ainda que a ordinária desta sexta-feira está mantida.