Jornal Correio Braziliense

Economia

Governo pretende enviar reforma tributária ao Congresso em 60 dias

Henrique Meirelles reconheceu que essa reforma precisa de um projeto abrangente, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informou que o governo pretende enviar ao Congresso Nacional uma proposta de reforma tributária daqui a 60 dias. Segundo ele, os estudos estão em andamento e o governo já tem um projeto de unificação de PIS-Cofins que deverá ser incluída nessa proposta, mas não detalhou as linhas dessa reforma.
;Existe uma complexidade tributária. Não há dúvida;, afirmou o ministro, nesta terça-feira (7/03) aos empresários e representantes da sociedade civil durante o primeiro encontro do ano do Conselhão, no Palácio do Planalto. Ele reconheceu que essa reforma precisa de um projeto abrangente, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais.
[SAIBAMAIS]Uma das 15 propostas apresentadas pelos membros do Conselhão ao governo foi a criação de um imposto único, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que existe na maioria dos países desenvolvidos, como forma de simplificar o pagamento de tributos. Meirelles, citando dados do Banco Mundial, destacou que os empresários gastam 2,6 mil horas no ano apenas para pagar impostos. ;Esse custo precisa ser reduzido e temos o compromisso de reduzir esse prazo para um quarto;, disse Meirelles.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, foi o que apresentou a proposta do IVA em nível federal, sem elevar a carga tributária atual. ;Precisamos de uma reforma tributária estruturante;, disse ele, reconhecendo a importâncias das reformas para o país. ;Para criar um país mais justo e consolidar a democracia, é preciso fazer o país mais eficiente;, disse.