Apesar da desaceleração, as vendas nos shopping centers tiveram desempenho melhor que as do varejo em geral, que recuaram 6,4% entre janeiro e novembro de 2016, segundo as pesquisas mais recentes do IBGE. "Assim como outros setores, sentimos os efeitos da crise, mas mantivemos nossa resiliência", afirmou o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
O Brasil chegou ao fim de 2016 com um total de 558 shopping centers em operação, sendo que 20 novas unidades foram abertas ao longo do ano. O número de inaugurações ficou um pouco acima de 2015, quando 18 empreendimentos entraram em funcionamento, porém distante do pico do setor, em 2013, quando 38 shopping centers foram inaugurados.
A crise também aumentou a dificuldade na atração de lojistas. A vacância em novembro de 2016 correspondia a 4,6% da área bruta locável (ABL) das unidades em operação. O patamar ficou 0,3 ponto porcentual acima de 2015 e bastante acima da média dos cinco anos anteriores, na faixa de 2,5%, de acordo com dados da Abrasce.